segunda-feira, 10 de março de 2014

Campanha contra o cigarro: pare de fumar!

 

Quero acrescentar: Amanhã ele te apaga, mas com muito sofrimento.Não irá te apagar rápidamente, não, exceto nos infartos e AVC’s. De qualquer maneira irá diminuir (trazendo sofrimentos) uma vida que poderia ser vivida plenamente, com saúde.


A cada seis minutos, um brasileiro morre por causa de doenças relacionadas ao tabagismo. São cerca de 200 mil mortes por ano apenas no Brasil.

O país tem cerca de 30 milhões de fumantes, todos correndo os riscos que o tabaco traz. O fumo causa quase 50 doenças diferentes - principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias. Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

Muitos argumentam que o hábito de fumar é uma atividade relaxante, que dá status, charme... mas isto justifica os riscos a que o fumante se expõe?

Se você fuma, aprenda, passo-a-passo, a largar o cigarro. E, se não fuma, as informações valem para você também: conhecendo os perigos do cigarro, vai ficar mais dificil cometer o erro de dar o primeiro passo em direção ao vício.

As informações são do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Câncer e da Organização Mundial da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário